40ª Assembleia Extraordinária da Asbraer reforça articulação nacional pela Ater Pública e pela Pesquisa Agropecuária

PUBLICIDADE

Com eleição da nova diretoria da Asbraer e debates estratégicos, evento em Sergipe reúne lideranças de todo o país para fortalecer políticas públicas no campo, nas águas e nas florestas

A Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) realiza sua 40ª Assembleia Geral Extraordinária entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, em Aracaju, capital de Sergipe. O evento é promovido em parceria com as associadas da Asbraer no estado, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro) e a Companhia de Desenvolvimento Regional (Coderse).

Mais de 70 participantes já estão confirmados para o encontro, entre representantes das associadas, dos governos federal e estadual, e de instituições parceiras. O grupo se reúne para debater temas estratégicos que visam fortalecer a Ater Oficial, a Pesquisa Agropecuária e a Regularização Fundiária, instrumentos centrais para o desenvolvimento rural e a soberania alimentar no país.

O primeiro dia de reunião será marcado pela eleição do novo Conselho Diretor da Asbraer. A assembleia deverá votar entre os atuais vice-presidentes nacionais da associação para ocupar o cargo de presidente do Conselho até abril de 2027, além da escolha dos novos vice-presidentes nacionais.

A programação continua com diálogos sobre os convênios da Rede Asbraer com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); e os instrumentos específicos da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

Outro ponto de destaque é a apresentação de boas práticas de Ater, Pesquisa Agropecuária e ações fundiárias e de segurança hídrica, reforçando o intercâmbio de experiências entre as associadas.

A 40ª AGE contempla também debates sobre o Congresso Nacional da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do setor Público Agrícola do Brasil (Faser), a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), e a articulação para o avanço do projeto de lei do Sistema Único de Ater (Suater).

Para conhecer o trabalho da Ater Pública no estado, os participantes terão a oportunidade de visitar a propriedade do agricultor familiar José Adelson, no povoado Garangau, e a Cooperativa dos Produtores de Farinha de Mandioca, no município de Campo do Brito.

A abertura da assembleia será transmitida ao vivo pelo canal da Asbraer no YouTube e a cobertura completa será divulgada no Instagram da associação.

SERVIÇO

O quê: 40ª Assembleia Geral Extraordinária da Asbraer

Onde: Del Mar Hotel – Av. Santos Dumont, 1.500 – Atalaia – Aracaju/SE

Quando: 30 de julho a 02 de agosto

Mais informações: ascom@asbraer.org.br

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima