CER IV realiza ação que reforça cuidado com a saúde bucal

PUBLICIDADE

Pacientes receberam avaliação odontológica, com foco na prevenção, inclusão e encaminhamento à rede de saúde

O Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aqui (CER IV), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta quinta-feira, 29, uma ação voltada à avaliação e ao cuidado com a saúde bucal de pessoas com deficiência, com foco na prevenção de agravos e na promoção da qualidade de vida dos usuários.

A atenção à saúde bucal das pessoas com deficiência pode exigir cuidados diferenciados, especialmente quando iniciada ainda no primeiro ano de vida, período correspondente ao início das erupções dentárias. De acordo com a gestora operacional da Reabilitação Visual do CER IV, Ana Carolina de Jesus, a iniciativa reforça o direito à saúde e o cuidado integral desde a infância.

“A saúde bucal é um direito fundamental de todas as crianças, incluindo aquelas com deficiência. Esse princípio orienta o projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal de Sergipe (UFS), que se concretiza no Centro Especializado em Reabilitação. A ação de hoje, direcionada às crianças em reabilitação visual, visa, além da promoção da saúde e da inclusão, demonstrar a contribuição da saúde bucal no processo de reabilitação”, destacou.

A ação consistiu na avaliação das condições de saúde bucal de pacientes previamente autorizados por seus responsáveis, com base nos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio do índice CPOD, que analisa dentes cariados, perdidos e obturados. Como devolutiva, os usuários avaliados e seus familiares receberam orientações e, quando identificada a necessidade de intervenção clínica, foram encaminhados para a rede de assistência odontológica do município de origem.

A docente do curso de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e idealizadora do projeto, Ignez Aurora, explicou que a iniciativa surgiu a partir da identificação de uma demanda recorrente por cuidados odontológicos entre os usuários do serviço. “Muitos pacientes chegam tardiamente ao atendimento odontológico, por falta de orientação ou dificuldade de acesso. O projeto busca fortalecer a promoção da saúde, com foco na prevenção e no cuidado precoce”, afirmou.

Acolhimento e fortalecimento

A irmã do paciente Carlos Daniel, Daniele Silva, ressaltou que o projeto amplia o cuidado para além do usuário. “Essa iniciativa é fundamental porque envolve não apenas o paciente, mas também a família. Percebemos uma atenção voltada para a criança e para a rede de apoio, o que reforça a educação em saúde. Como família, nos sentimos acolhidos e seguros com esse acompanhamento”, disse.

Já Vitória Fonseca é tia da paciente Vitória Valentina, que destacou a importância do aprendizado compartilhado e da aplicação prática no cuidado diário. “Esse projeto é essencial porque nos permite aprender e compartilhar conhecimento sobre a prevenção da saúde bucal. Mesmo com os desafios do cuidado, vamos avançando aos poucos, e com certeza vou aplicar tudo o que aprendi hoje”, afirmou.

Localizado em Aracaju, o CER IV é um centro estadual que realiza diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e reabilitação de pessoas com deficiência física, intelectual, do Transtorno do Espectro Autista (TEA), auditiva e visual. As ações são desenvolvidas de forma integrada à Rede de Atenção à Saúde do Estado, com o objetivo de promover autonomia, independência e cuidado integral em todas as fases da vida.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima