Município do agreste sergipano sediou a segunda edição da caravana itinerante em 2026
Localizada a 95 quilômetros de Aracaju, a cidade de São Miguel do Aleixo recebeu, nesta sexta-feira, 16, a 65ª edição do maior programa itinerante do Governo do Estado. O ‘Sergipe é aqui’ ofertou mais de 160 serviços para os três mil habitantes do município. Durante o dia, os atendimentos estiveram concentrados no entorno da Prefeitura Municipal, facilitando ainda mais a rotina dos moradores e proporcionando mais humanização e cidadania a todos.
Dentre os serviços disponíveis para a população nesta sexta-feira estiveram o cadastro, atualização e orientação do CadÚnico; exames de imagem, como ultrassom e mamografia; troca de titularidade na Iguá; marcação de cirurgias pelo Opera Sergipe; Carreta do Homem e da Mulher; emissão de documentos e ofícios como CIN, CPF, CNH, certidão de nascimento e ID Jovem; estudo de solo e distribuição de mudas; assistência jurídica; coleta de exames para diagnóstico de doenças; marcação de consultas; matrícula on-line em escolas públicas; verificação de sinais vitais, entre outros.
O secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Mitidieri, ressaltou o empenho do Governo do Estado em melhorar ainda mais a qualidade de vida dos sergipanos com o Sergipe é aqui. “Chegamos a mais uma edição, a 65ª, e esse programa mostra o quanto o Governo de Sergipe tem o compromisso de cuidar cada vez mais da população em todos os cantos. Hoje foi o dia em que os aleixenses puderam resolver pendências burocráticas, cuidar da saúde e participar dessa importante iniciativa”, enfatizou.
Moradora do povoado Lagoa da Pereira, Adriana Vieira aproveitou a passagem do programa para realizar o cadastro na tarifa social. “Fiquei sabendo, por meio da divulgação do Sergipe é aqui, que seria possível fazer esse cadastro e, a partir de agora, vou pagar apenas o valor mínimo das contas de água e energia. Isso vai me ajudar bastante nas despesas de casa”, ressaltou.
Por meio do Opera Sergipe, programa coordenado pela pasta da Saúde, a agricultora Cláudia Dias realizou exames e consulta com clínico-geral no Sergipe é aqui. “Descobri há alguns meses um problema de saúde e, hoje, pude passar pela consulta com o médico para avaliar a possibilidade de uma cirurgia de veia safena e também consegui fazer meu ultrassom mamário”, afirmou.
Já na emissão de documentos, a aposentada Gildezia dos Santos ressaltou que não precisar pagar pela troca de documentos foi um grande benefício do programa. “Vim aqui renovar minha CIN [Carteira de Identidade Nacional] e minha certidão de nascimento. Só de não precisar pagar taxas, já me ajudou bastante”, disse.
Investimentos
O município de São Miguel do Aleixo também foi contemplado com investimentos do Governo do Estado durante a realização do Sergipe é aqui. Por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), foram executados investimentos em ações no município, incluindo recursos dos programas de transferência de renda do Cartão Mais Inclusão (CMais), beneficiando famílias do Ser Criança e do CMais Cidadania, além do cofinanciamento estadual do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Na área da educação, o Centro de Excelência Miguel das Graças recebeu investimentos em infraestrutura, merenda escolar e manutenção, além de repasses do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais (Profin) para custeio e alimentação. Já na área da infraestrutura, o governador Fábio Mitidieri assinou ordens de serviço para a pavimentação asfáltica de 15 mil metros quadrados de ruas da sede do município, além da pavimentação granítica de outros 10 mil metros quadrados. Também foi autorizada a inclusão no programa Acelera Sergipe da reforma e ampliação da quadra poliesportiva municipal, com investimento estimado em cerca de R$ 2 milhões.
O Governo do Estado também anunciou que a 66ª edição do Sergipe é aqui será realizada no dia 30 de janeiro, no município de Santa Rosa de Lima.



