Emília Corrêa fez balanço do primeiro ano de gestão prevê ainda concurso unificado no 1º semestre.
A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, falou sobre as ações realizadas em 2025, seu primeiro ano de mandato, e a expectativa para 2026 durante entrevista aos jornalistas Priscilla Bitencourt e Leandro da Graça, no telejornal Bom Dia Sergipe, nesta sexta-feira (2).
Durante a entrevista, ela citou a manutenção do valor da tarifa do transporte coletivo em R$ 4,50, licitação do lixo, concurso unificado e outros temas.
De acordo com a gestora, o primeiro ano foi voltado para o diagnóstico de secretarias e o avanço em contratos considerados essenciais para a cidade.
Transporte e Limpeza Urbana
A prefeita informou que a licitação para o serviço de limpeza urbana está pronta e deve ser lançada ainda neste mês de janeiro. Segundo ela, o objetivo é atrair empresas de grande porte para aumentar a eficiência do setor.
No transporte público, além do congelamento da tarifa, a gestão trabalha na licitação do sistema e na aquisição de 15 novos ônibus. Emília também afirmou que a continuidade das melhorias no setor também está entre as prioridades para o segundo ano de governo.
Concursos Públicos e Servidores
Em 2025, a gestão convocou 70% dos aprovados em certames anteriores e anunciou a realização de um concurso unificado para o primeiro semestre de 2026. Uma comissão já realiza o levantamento de vagas em áreas como: saúde; educação e assistência social.
Sobre a valorização profissional, o município destacou que houve a atualização dos planos de cargos e carreiras para categorias como magistério, agentes de saúde, agentes de endemias, agentes de trânsito e guardas municipais.
Segurança
Na área da segurança, Emília destacou a transformação da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) em Secretaria Municipal da Segurança e da Cidadania (SSM/AJU), atualizando a nomenclatura de Guarda Municipal para Polícia Municipal.
Orçamento
Quanto ao orçamento, o Executivo encaminhou um pedido de 40% para o remanejamento de verbas. A prefeita justificou que o percentual serve como margem de segurança contábil (lastro) e que não necessariamente será utilizado em sua totalidade, citando que em 2025 a gestão operou com menos de 30% da margem.
Metas em 2026
A gestora municipal elencou a saúde como a prioridade principal. O plano de governo prevê a intensificação dos serviços na rede básica e a continuidade das reformas estruturantes no transporte coletivo e realização de concurso unificado.