Uma faixa instalada em frente à sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aracaju (Sepuma) estampou o agradecimento da categoria: “Emília, a prefeita do servidor público”. O gesto simbólico marcou o momento de assinatura de dois projetos que serão encaminhados pela Prefeitura à Câmara Municipal, ambos reivindicados pelos servidores e considerados avanços históricos na valorização do funcionalismo.
Os servidores se reuniram na praça Camerino, no Centro, nesta sexta-feira, 5, para acompanhar o ato em que a prefeita Emília Corrêa formalizou a assinatura das propostas. Os projetos tratam respectivamente do reconhecimento da tabela de vencimentos-base da Guarda Auxiliar Municipal e reorganiza as tabelas de vencimentos-base da Administração Geral, além dos cargos de Técnico Ambiental e Analista Ambiental
Em seu discurso a gestora destacou que sua trajetória como servidora pública orienta seu compromisso com os trabalhadores municipais. “Eu sei o que vocês esperaram por isso e sei a importância da valorização dos servidores. Foram mais de 30 anos como defensora pública, sendo 20 anos de luta para que a Defensoria chegasse aonde chegou. Quando a gente não desiste, a gente consegue. A gente ganha confiança ouvindo, dialogando e honrando o compromisso com as pessoas. A minha maior realização é ver hoje a alegria de vocês com essa conquista histórica”, afirmou.
O presidente do Sepuma, Nivaldo Fernando, ressaltou que o ato representa o cumprimento de uma promessa e um marco para o funcionalismo. “A prefeita Emília veio ratificar o que nos prometeu. Saímos da escuridão. A esperança de anos foi transformada em verdade. Quando se tem compromisso com as pessoas, se faz. Emília é a prefeita do servidor”, declarou.
Já o líder da prefeita na Câmara, vereador Isac Silveira, destacou o empenho da gestão em construir uma mesa de negociação efetiva. “A prefeita conhecia as dificuldades dos servidores e organizou sua equipe para que houvesse uma negociação verdadeira. Foi uma mesa real, não de enrolação. Emília prometeu e cumpriu ainda no primeiro ano de gestão, e isso trará mais tranquilidade para os próximos anos”, avaliou.
Valorização contínua e diálogo permanente
Além dos dois novos projetos que serão enviados ao Legislativo, a gestão municipal mantém uma agenda constante de diálogo com o funcionalismo e tem promovido avanços significativos. Entre as ações já implementadas, destacam-se o reajuste aproximado de 20% para os servidores da administração geral e o linear de 6,26%, contemplando mais de 16 mil pessoas entre ativos, inativos, pensionistas e comissionados; o diálogo responsável com sindicatos, com escuta contínua; calendário de pagamento fixado no dia 22, garantindo a previsibilidade financeira; reforma da Previdência Municipal, considerada marco de coragem administrativa; renovação da Certidão de Regularidade Previdenciária (CRP) após sete anos, assegurando a continuidade dos repasses federais e o reconhecimento das categorias de que Aracaju possui hoje um dos Regimes Próprios de Previdência Social mais eficientes do país.





